Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ZeroCups vence o Novo Verde Packaging Enterprise Award

5 Jul, 2022 | noticias

Sistema inovador e disruptivo de compra a granel através de embalagens inteligentes e circulares, da digitalização da experiência de compra a granel e da automatização da operação recebe o prémio final de 25.000 euros. O projeto aeroREPC, que junta aerogéis e reaproveitamento de resíduos, recebeu uma menção honrosa.

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, anunciou a ZeroCups como o projeto vencedor da última edição do Novo Verde Packaging Enterprise Awards. A entrega de prémios decorreu no dia 6 de junho e contou com o Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, na sessão de abertura.

O projeto vencedor ZeroCups resultou de uma joint venture entre as empresas The Loop Company e a Loja Do Zero. Consiste num sistema inovador e disruptivo de compra a granel, com o objetivo de substituir embalagens de uso único por embalagens reutilizáveis inteligentes (ZERO Cups) capazes de circularem inúmeras vezes, permitindo manter todo o histórico, rastreabilidade e medir o impacto ambiental ao longo da sua vida. A solução contempla três vetores de envolvimento: embalagens inteligentes e circulares, digitalização da experiência de compra a granel e automatização da operação.

Pedro Simões, adianta que “escolher o grande vencedor do Novo Verde Packaging Enterprise Award foi desafiante pois os cinco finalistas apresentaram soluções absolutamente convergentes com a missão deste prémio – dinamizar as melhores soluções de economia circular no que respeita a embalagens. O projeto ZeroCups destacou-se pela sua inovação, pela maneira como repensaram as embalagens e, acima de tudo, o seu impacto no consumidor. O facto deste projeto ter o objetivo de substituir embalagens de uso único por embalagens reutilizáveis inteligentes – as Zero Cups – capazes de circularem inúmeras vezes, permitindo manter todo o histórico, rastreabilidade e medir o impacto ambiental ao longo da sua vida, foi determinante.”

O projeto aeroREPC recebeu menção honrosa por juntar duas áreas consideradas atualmente hot topics científicos: aerogéis e reaproveitamento de resíduos. Focado no desenvolvimento de novos aerogéis a partir de resíduos de embalagem pós-consumo (REPC), o  projeto aeroREPC pretende dar um contributo significativo no âmbito da economia circular, visando a criação de novos produtos de elevado valor acrescentado a partir de um resíduo.

O prémio Novo Verde Packaging Enterprise Awards premeia soluções inovadoras no campo das embalagens e culminou com um evento onde os 5 finalistas apresentaram os seus projetos a um júri, composto por Fernanda Ferreira Dias, Diretora-Geral das Atividades Económicas, Gonçalo Lobo Xavier, Presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Paulo Praça, Presidente da Associação para a Gestão de Resíduos e Ricardo Neto, Presidente do Conselho de Administração da Novo Verde.

Esta edição do Novo Verde Packaging Enterprise Award contou com um número elevado de candidaturas que foram avaliadas pela Comissão de Acompanhamento, composta pela Novo Verde e EY (Ernst & Young), mediante rigorosos critérios de análise definidos no regulamento do programa.

Outras Notícias de Interesse

“Mafra Reciclar a Valer +”: Evento final

“Mafra Reciclar a Valer +”: Evento final

Contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os diretamente quando depositam embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros. É com base nesta premissa que tem sido desenvolvido o projeto “Mafra Reciclar a Valer +”,...

Share This