Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Participe no “Reciclar é a Nossa Praia” no dia 17 de setembro

15 Set, 2022 | noticias

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal (SFSP) lançam um desafio sob o mote “Reciclar é a Nossa Praia, International Coastal Cleanup Day” com o objetivo de consciencializar os portugueses de como o seu comportamento impacta os mares e oceanos, convidando à recolha de resíduos nas praias e zonas costeiras.

Esta iniciativa terá lugar no próximo dia 17 de setembro, em simultâneo com milhares de limpezas costeiras em todo o mundo, nas quais participarão milhões de voluntários, governos e organizações em 191 países. Em Portugal, serão percorridos 635 km de costa, de norte a sul, integrando na edição deste ano os Açores e a Madeira. Esta ação surge no âmbito do International Coastal Cleanup Day, em cooperação com a Ocean Conservancy.

Realizado simultaneamente em 12 concelhos do país (10 em Portugal Continental, um na Madeira e um nos Açores), o “Reciclar é a Nossa Praia”, conta com a participação de coordenadores e monitores da Sailors For the Sea Portugal, que iniciam esta missão em Cascais no dia 16 de setembro, juntando-se  a monitores e voluntários das comunidades locais, em defesa da conservação do ambiente.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, refere que “este projeto pretende dar continuidade à nossa missão de consciencializar a população para a importância do correto encaminhamento de resíduos e a sua reciclagem, debaixo do mote “reciclar é a nossa praia” projeto reconhecido e premiado pelo Prémio Nacional de Sustentabilidade em 2021. Cerca de 80% da poluição presente nos mares provém de terra, e é aí que devemos centrar a nossa atuação, protegendo um recurso natural tão vital para a manutenção e preservação da vida terrestre. Queremos proteger o mar, atuando em terra, através de ações de limpeza e de sensibilização. É possível combater esta realidade através de hábitos acessíveis a todos e comportamentos adequados, que fazem realmente a diferença na proteção de mares e oceanos.”

Bernardo Corrêa de Barros, Presidente da Sailors for the Sea Portugal, reconhece que “é com enorme satisfação que voltamos a unir esforços com a Novo Verde para contribuir para a literacia ambiental dos portugueses, incentivando-os a fazerem parte do International Coastal Cleanup Day. Pretendemos contribuir para uma geração mais informada e consciente do impacto positivo que pode ter no ambiente, através de hábitos e comportamentos adotados desde cedo.”

O International Coastal Cleanup Day é celebrado no terceiro sábado do mês de setembro, há mais de três décadas, data instituída pela Ocean Conservancy. Para assinalar a iniciativa deste ano, todos os participantes serão sensibilizados para a recolha dos dados sobre o lixo durante a ação, com registo na App Clean Swell – permite incluir dados relativos à quantidade de resíduos recolhida – criada por esta entidade.

Mais informações sobre esta iniciativa, podem ser consultadas em https://www.sailorsfortheseaportugal.org/noticias.

Conheça todas as praias onde vamos estar presentes, abaixo:

  • Praia do Areal de Santa Bárbara Madeira (São Miguel, Açores)
  • Praia da Formosa (Funchal, Madeira)
  • Praia do Castelo do Neiva (Viana do Castelo)
  • Praia das Pedrinhas (Esposende, Braga)
  • Praia do Castelo de Queijo (Porto)
  • Praia do Furadouro (Ovar, Aveiro)
  • Praia de São Jacinto (Aveiro)
  • Praia da Costa Nova (Ílhavo)
  • Praia da Murtinheira (Figueira da Foz, Coimbra)
  • Praia da Cova de Alfarroba (Peniche, Leiria)
  • Praia de Ribeira d’Ilhas (Mafra, Lisboa)
  • Praia da Costa do Norte (Sines, Setúbal)
  • Praia de Almograve (Odemira, Beja)
  • Meia Praia (Lagos, Faro)

Se ainda não se inscreveu, pode fazê-lo agora, neste formulário de inscrição.

Junte-se a nós, pela proteção dos mares e oceanos!

Outras Notícias de Interesse

Ricardo Neto integra Expert Comittee no Plastics Summit

Ricardo Neto integra Expert Comittee no Plastics Summit

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, está presente em mais uma edição do Plastics Summit - Global Event 2022 que se realiza hoje, 17 de setembro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa. Organizado pela APIP (Associação Portuguesa da Indústria de...

NOVO VERDE APELA À RECICLAGEM NO VITAL SPORT DAY DA DECATHLON

NOVO VERDE APELA À RECICLAGEM NO VITAL SPORT DAY DA DECATHLON

A Novo Verde estará presente no Vital Sport Day da Decathlon, com uma operação de consciencialização sobre o correto encaminhamento e reciclagem de resíduos de embalagens No âmbito do programa Parceiro Sustentável, programa que apoia e inspira empresas no...

Share This