Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Mafra Reciclar a Valer +”: Evento final

6 Jul, 2022 | noticias

Contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os diretamente quando depositam embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros. É com base nesta premissa que tem sido desenvolvido o projeto “Mafra Reciclar a Valer +”, um laboratório vivo de sistemas de incentivo, que culminou com a realização de um evento no Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro. A iniciativa reuniu representantes das entidades parceiras que efetuaram um balanço do projeto e apresentaram resultados: mais de 2,5 milhões de embalagens recolhidas, correspondendo a mais de 71 toneladas de material para reciclagem.

O referido evento assinalou o fim deste projeto, que contou com financiamento, em 756 mil euros, do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Desde 27 de abril de 2021, estão disponíveis 12 soluções de recolha de embalagens de bebidas vazias, no âmbito do projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’, promovido pelo Município de Mafra. Com esta iniciativa, pretendeu-se igualmente relembrar que as máquinas existentes no Concelho de Mafra irão continuar ao serviço da população: Escola Básica Artur Patrocínio – Azueira; Escola Básica de São Miguel do Milharado; Escola Básica n.º 1 da Venda do Pinheiro; Escola Básica das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros; Escola Básica da Freguesia de Santo Isidoro; e Escola Básica da Freguesia da Encarnação; Lojas Lidl de Mafra, Ericeira e Malveira; Lojas Pingo Doce de Mafra e Malveira; e Minipreço da Ericeira.

Como forma de “despertar” a população para a temática, durante este período, foram desenvolvidas campanhas de sensibilização nas escolas, ações de sensibilização nas superfícies comerciais e realizados inquéritos em eventos, desenvolvidos pelo Instituto Superior Técnico.

No próximo ano letivo 2022/ 2023, está agendada a realização de um campeonato interescolas, desenvolvido pela Tratolixo, com o apoio do Município, entre as escolas onde existem máquinas, sendo premiada a que obtiver melhores resultados (mais informações a disponibilizar brevemente).

A defesa do ambiente é uma responsabilidade de todos! Participe, entregando as suas embalagens nas nossas máquinas.

Recicle por si, pelo ambiente e por uma economia mais circular!

MAFRA Reciclar a Valer +
Além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto conta com a participação do Electrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que ajudaram a implementar os equipamentos de recolha no Concelho, da Tratolixo, para onde são encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que apoiaram a monitorização e avaliação desta solução.

Outras Notícias de Interesse

Ricardo Neto integra Expert Comittee no Plastics Summit

Ricardo Neto integra Expert Comittee no Plastics Summit

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, está presente em mais uma edição do Plastics Summit - Global Event 2022 que se realiza hoje, 17 de setembro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa. Organizado pela APIP (Associação Portuguesa da Indústria de...

NOVO VERDE APELA À RECICLAGEM NO VITAL SPORT DAY DA DECATHLON

NOVO VERDE APELA À RECICLAGEM NO VITAL SPORT DAY DA DECATHLON

A Novo Verde estará presente no Vital Sport Day da Decathlon, com uma operação de consciencialização sobre o correto encaminhamento e reciclagem de resíduos de embalagens No âmbito do programa Parceiro Sustentável, programa que apoia e inspira empresas no...

Share This