Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Novo Verde lança nova edição da Geração Verdão

29 Nov, 2020 | noticias

A Novo Verde acaba de lançar a nova edição da campanha Geração Verdão, uma iniciativa de sensibilização e educação ambiental em parceria com o Programa Eco-Escolas e que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças e dos jovens de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

Tendo por base a sensibilização de crianças e jovens para o tema da separação e entrega seletiva de resíduos de embalagens, a Geração Verdão apresenta este ano um novo conjunto de atividades criativas: para os alunos do Jardim de Infância e Primeiro Ciclo, o desafio é a construção de objetos utilizando diferentes tipos de embalagem por período letivo (ex.: Enfeite de Natal, Dia do Pai e Dia da Mãe); já os alunos do 2º e 3º Ciclo têm de criar um cartaz sobre a história de um objeto, relacionado com a Economia Circular e, para os mais crescidos do Ensino Secundário, Profissional e Superior, a atividade é a realização de um vídeo ou animação sobre Economia Circular. A Decathlon Portugal junta-se a esta iniciativa, com o sentido de aliar a promoção da prática desportiva à preservação do planeta.  As três escolas premiadas em cada escalão recebem um cheque Decathlon no valor de 200€, num valor total de prémios de 1800€.

Mas os prémios não se ficam por aqui e, para isso, os conhecimentos dos alunos vão ser postos à prova. No final dos três períodos do corrente ano letivo (em dezembro, abril e junho), será realizado um quiz com conteúdos sobre sustentabilidade e reciclagem de embalagens. Os 5 vencedores de cada quiz irão receber bilhetes para o Oceanário, oferecidos pelo Pingo Doce.

Filipa Moita, responsável de comunicação da Novo Verde, adianta que “estas iniciativas pretendem, muito mais do que estimular a criatividade de todos os alunos, impulsionar a adoção de boas práticas no quotidiano da comunidade escolar. Acreditamos que com estas atividades os alunos passam a olhar para as embalagens numa perspetiva diferente, analisando as etapas do seu ciclo de vida e o impacto das mesmas no planeta e na gestão de recursos”.

Mais informação em www.geracaoverdao.pt.

Outras Notícias de Interesse

Novo Verde incentiva à reciclagem nas praias portuguesas

Novo Verde incentiva à reciclagem nas praias portuguesas

Reciclar é a nossa praia 30 dias, 30 praias, 940 km de costa A Novo Verde lança iniciativa para sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e oceanos. “Reciclar é a Nossa Praia”  a campanha que vai marcar este verão, com presença em 30 praias de norte a sul...

Novo Verde revela aumento de 15% na recolha de embalagens

Novo Verde revela aumento de 15% na recolha de embalagens

A Novo Verde assinala o Dia Internacional da Reciclagem com um balanço positivo dos seus quatro anos de atividade, ao longo dos quais já foi responsável pela recolha seletiva de mais de 120 500 toneladas de resíduos de embalagens. Do primeiro ano de atividade (2017)...

Share This