A Novo Verde acaba de lançar a nova edição da campanha Geração Verdão, uma iniciativa de sensibilização e educação ambiental em parceria com o Programa Eco-Escolas e que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças e dos jovens de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.
Tendo por base a sensibilização de crianças e jovens para o tema da separação e entrega seletiva de resíduos de embalagens, a Geração Verdão apresenta este ano um novo conjunto de atividades criativas: para os alunos do Jardim de Infância e Primeiro Ciclo, o desafio é a construção de objetos utilizando diferentes tipos de embalagem por período letivo (ex.: Enfeite de Natal, Dia do Pai e Dia da Mãe); já os alunos do 2º e 3º Ciclo têm de criar um cartaz sobre a história de um objeto, relacionado com a Economia Circular e, para os mais crescidos do Ensino Secundário, Profissional e Superior, a atividade é a realização de um vídeo ou animação sobre Economia Circular. A Decathlon Portugal junta-se a esta iniciativa, com o sentido de aliar a promoção da prática desportiva à preservação do planeta. As três escolas premiadas em cada escalão recebem um cheque Decathlon no valor de 200€, num valor total de prémios de 1800€.
Mas os prémios não se ficam por aqui e, para isso, os conhecimentos dos alunos vão ser postos à prova. No final dos três períodos do corrente ano letivo (em dezembro, abril e junho), será realizado um quiz com conteúdos sobre sustentabilidade e reciclagem de embalagens. Os 5 vencedores de cada quiz irão receber bilhetes para o Oceanário, oferecidos pelo Pingo Doce.
Filipa Moita, responsável de comunicação da Novo Verde, adianta que “estas iniciativas pretendem, muito mais do que estimular a criatividade de todos os alunos, impulsionar a adoção de boas práticas no quotidiano da comunidade escolar. Acreditamos que com estas atividades os alunos passam a olhar para as embalagens numa perspetiva diferente, analisando as etapas do seu ciclo de vida e o impacto das mesmas no planeta e na gestão de recursos”.
Mais informação em www.geracaoverdao.pt.