Porquê Reciclar
O ponto de viragem na reciclagem de resíduos de embalagens
A Novo Verde é a mais recente entidade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens, a operar em território nacional. A nossa missão passa por assegurar que os seus resíduos de embalagem sejam corretamente encaminhados para valorização e reciclagem, firmando o nosso compromisso com o Ambiente.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar!
A sua iniciativa é fundamental na cadeia de gestão de resíduos, pois todos somos responsáveis por assegurar sua separação e encaminhamento para valorização e reciclagem.
No nosso quotidiano utilizamos diversas embalagens nos mais variados contextos, que podem ser produzidas com as matérias-primas resultantes da reciclagem, evitando a sua extração da Natureza. Para além desta vantagem associada à separação de resíduos, deveremos destacar o fabrico de produtos a partir de resíduos e não de materiais virgens.
Vantagens da Reciclagem
Garantida a separação de resíduos, segue-se a sua reciclagem, processo que conduz à obtenção de matérias-primas, a introduzir novamente na indústria. A reciclagem destes resíduos contempla um conjunto considerável de vantagens, das quais sublinhamos:
⇔〉 Preservação dos recursos naturais, já que dá lugar à utilização dos resíduos oriundos da recolha seletiva, evitando a extração de matérias-primas virgens e prolongando o seu ciclo de vida útil.
Por exemplo, a reciclagem de plástico diminui o consumo de petróleo, a valorização das embalagens de metal evita a extração dos minérios, o vidro reciclado usado na produção de novas embalagens poupa os leitos dos rios (areias necessárias a esta produção) e a pasta de papel reciclada reduz o abate de árvores;
⇔〉 Redução do consumo de energia, água e recursos naturais (matérias-primas) no processo de produção, dado que quando feito com resíduos e não com matérias-primas virgens é menor;
⇔〉 Diminuição da quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários, o que reduzirá o desperdício de recursos na construção de novas estruturas similares. Para estas estruturas apenas deverão seguir os resíduos que não podem ser valorizados;
⇔〉 Criação de postos de trabalho;
⇔〉 Compatibilidade com o conceito de economia circular.
A reciclagem de embalagens usadas permite produzir materiais de qualidade, novos objetos ou mesmo novas embalagens, num círculo praticamente interminável, com ou sem adição de matéria-prima virgem.
Valorização – Uma nova vida dos seus resíduos
No nosso quotidiano utilizamos diversas embalagens e objetos que foram produzidos a partir dos resíduos de embalagens descartadas e devidamente separadas pelos consumidores, nomeadamente:
Vidro
Garrafas de vidro, frascos e boiões
Plástico
Sacos, embalagens de detergentes, fibras para peças de vestuário, vasos, tubos de canalização, mobiliário urbano, etc.
Metais
Metais – bicicletas, trotinetas, peças de automóvel
Cartão/Papel
Blocos de papel, caixas de cartão canelado e embalagens de cartão