Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Novo Verde e ERP Portugal investem 600 mil euros em educação e sensibilização ambiental

10 Fev, 2025 | noticias

A Novo Verde e a ERP Portugal, entidades gestoras de resíduos de embalagens e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), pilhas e baterias (RB), respetivamente, inauguraram no dia 6 de fevereiro, o Transformarium, o primeiro centro de sensibilização que utiliza a mais recente tecnologia de realidade aumentada e video mapping que acompanha a transição digital refletida nos novos modelos educativos. Esta iniciativa representa um investimento de 600 mil euros e reforça o trabalho contínuo de ambas as entidades na promoção da reciclagem e da economia circular, através da educação ambiental.

Proporcionando uma experiência imersiva e interativa, este centro de sensibilização, destinado maioritariamente à comunidade escolar, nomeadamente a crianças até aos 12 anos, pretende educar e inspirar as gerações futuras para a importância da correta separação e encaminhamento dos resíduos. Paralelamente, pretende ser um espaço dinâmico que torne as crianças em mestres da sustentabilidade e em agentes ativos no cumprimento das metas de recolha, em Portugal.

A inauguração contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Emídio Sousa; do Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Dr. Carlos Vieira; do Presidente da ERP Portugal e da Novo Verde, Dr. Ricardo Neto; do Diretor-Geral da Novo Verde, Eng. Pedro Simões; e da Diretora-Geral da ERP Portugal, Dra. Rosa Monforte.

“O Transformarium representa um marco na educação ambiental em Portugal. Este é um espaço inovador que utiliza a tecnologia para inspirar as gerações futuras a adotar hábitos mais sustentáveis. Queremos que as crianças mergulhem no universo da reciclagem e que compreendam a sua importância de forma lúdica e interativa”, afirma Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e da ERP Portugal. “Acreditamos que investir na educação ambiental dos jovens é investir no futuro, e este centro é a prova do nosso compromisso contínuo com a educação ambiental.”

Com capacidade para cerca de 25 pessoas por sessão, o Transformarium espera receber cerca de 5 mil crianças por ano. O circuito, com duração aproximada de uma hora e meia, explora os três fluxos de reciclagem – embalagens, REEE e pilhas e baterias – e o correto encaminhamento de cada categoria de resíduos. Acompanhadas de tablets, as crianças percorrem as diferentes etapas do processo, desde a extração de matérias-primas até ao descarte a enquanto respondem a perguntas e interagem com conteúdos digitais. Durante a experiência, as mascotes da Novo Verde e da ERP Portugal surgem para desafiar os mais pequenos a conectarem-se com o processo da reciclagem. O Verdão e o Depositrão ganham vida através da realidade aumentada, demonstrando e explicando o correto encaminhamento dos diversos resíduos, desde as embalagens até aos REEE, pilhas e baterias.

De forma a completar a imersão no mundo da reciclagem, as crianças podem também observar, através de uma parede envidraçada, o funcionamento real do centro de recolha de resíduos de equipamentos elétricos, eletrónicos, pilhas e baterias, permitindo uma melhor compreensão da participação ativa no processo.

Outras Notícias de Interesse

A Novo Verde junta-se ao debate “Rumo a Cidades Mais Limpas”

A Novo Verde junta-se ao debate “Rumo a Cidades Mais Limpas”

A Novo Verde esteve presente no 7.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana – ENLU, na Alfândega do Porto. Sob o mote “Ruas sem lixo: As cidades que queremos”, o evento reuniu os principais agentes do setor da limpeza urbana em Portugal, incluindo autarquias, empresas...

Novo Verde leva sustentabilidade ao coração do Festival MED

Novo Verde leva sustentabilidade ao coração do Festival MED

A Novo Verde, juntamente com a ERP Portugal, voltou a estar presente no Festival MED, em Loulé, repetindo a fórmula de sucesso das edições anteriores e unindo esforços com a Câmara Municipal de Loulé. Disponibilizando uma brigada de ecopontos humanos, a Novo Verde...

Novo Verde é a nova patrocinadora do Festival Panda

Novo Verde é a nova patrocinadora do Festival Panda

A Novo Verde foi a nova patrocinadora da 18ª edição do Festival Panda, juntando-se a outras entidades de prestígio no maior evento infantil em Portugal. Em Oeiras e na Maia, a Novo Verde apresentou diversas ativações sobre a importância da separação de embalagens, bem...

Share This