Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Novo Verde assinala que portugueses reciclaram mais embalagens em 2021

28 Jan, 2022 | noticias

  • 2021 regista um crescimento superior a 8% face a 2020, com mais de 470 mil toneladas de resíduos de embalagens recolhidas
  • Plástico foi o material que mais contribuiu para este crescimento, apresentando uma variação face ao ano anterior com um total de 18%
  • Reciclagem de vidro registou mais de 10 mil toneladas comparativamente a 2021, um aumento de 6%

A Novo Verde, a entidade gestora de resíduos de embalagens que encetou a concorrência no setor em Portugal desde 2017, assinala que o ano 2021 ficou marcado pela adesão dos consumidores à separação, conferindo um aumento de reciclagem de embalagens na ordem dos 8.2%, o que se traduz em cerca de mais 36 mil toneladas face ao ano anterior.

De uma forma generalizada, todos os materiais que compõem as embalagens colocadas no mercado – vidro, plástico, papel/cartão e metal – registam um aumento de reciclagem comparativamente a 2021, sendo o vidro e o plástico os que mais se destacaram, com cerca de 205 mil toneladas (+6%) e 90 mil toneladas (+18%) recolhidas no ano passado, respetivamente.

Para além do destaque das embalagens de plástico recicladas pelos portugueses em 2021, é de assinalar os materiais de embalagens destinados ao ecoponto amarelo, que obtiveram um aumento de 16%, face 2020. Para além do plástico, os portugueses reciclaram mais 18.7% de ECAL – Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos e mais 10% em média de embalagens de metal, categoria onde se inclui o aço (+8.7%) e alumínio (+32.2%), indicadores que foram reciclados, por exemplo, um maior número de pacotes de leite ou sumos, bem como alimentos e produtos acondicionados em latas.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, assinala que “Os últimos dois anos, cujo enquadramento sanitário e social todos conhecemos, ficaram também marcados por uma mudança positiva a nível de comportamentos face a reciclagem de embalagens, um importante passo para um cumprimento de metas que, em 2022 vai aumentar exponencialmente. Por isso, todos os esforços de sensibilização serão poucos.  Neste ano que se desenha, a Novo Verde continuará a aprofundar todas as diligências para apoiar a mudança de hábitos e de comportamentos dos portugueses face a deposição correta de embalagens para reciclagem e valorização.”

Note-se ainda que a reciclagem de embalagens de cartão/ papel atingiram as cerca de 141 mil toneladas, mais 5% que 2020.

Todas as campanhas e ações de sensibilização da Novo Verde podem ser acompanhadas no Facebook, Instagram e LinkedIn, bem como no site da entidade gestora de resíduos de embalagens.

Outras Notícias de Interesse

Ricardo Neto integra Expert Comittee no Plastics Summit

Ricardo Neto integra Expert Comittee no Plastics Summit

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, está presente em mais uma edição do Plastics Summit - Global Event 2022 que se realiza hoje, 17 de setembro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa. Organizado pela APIP (Associação Portuguesa da Indústria de...

NOVO VERDE APELA À RECICLAGEM NO VITAL SPORT DAY DA DECATHLON

NOVO VERDE APELA À RECICLAGEM NO VITAL SPORT DAY DA DECATHLON

A Novo Verde estará presente no Vital Sport Day da Decathlon, com uma operação de consciencialização sobre o correto encaminhamento e reciclagem de resíduos de embalagens No âmbito do programa Parceiro Sustentável, programa que apoia e inspira empresas no...

Share This