Ricardo Neto, atual Presidente da Novo Verde da ERP Portugal, acaba de ser eleito Presidente da Fluxos, a associação que representa Entidades Gestoras de Resíduos em Portugal, assumindo um mandato por dois anos.
A Associação Fluxos agrega oito entidades gestoras de resíduos desde a embalagem, de pilhas e baterias, de equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como de medicamentos e automóvel.
Em conjunto, gerem cerca centenas de milhares de resíduos anualmente, e estabelecem relação com mais a maioria dos produtores/importadores, bem como com outras entidades conexas à gestão do fluxo de resíduos nomeadamente municípios, distribuidores, operadores de gestão de resíduos, entre outras.
Ricardo Neto, Presidente da Associação Fluxos, assinala que “a missão da fluxos passa por assegurar e defender o papel das entidades gestoras no panorama da gestão de resíduos a nível nacional, sobretudo numa altura em que se discutem temáticas estruturantes para o sector, como os Sistemas de Depósito e Retorno, a legislação dos Fluxos Específicos de Resíduos, entre outros. Todo o setor e as suas respetivas fileiras vivem grandes desafios que a Associação estará atenta e com um papel ativo na sua resolução”.
Ricardo Neto iniciou a sua atividade profissional na área comercial, mas a sua ampla carreira no setor do ambiente começou em 2000 enquanto consultor para a Iberia de empresas de TI – Tecnologias de Informação.
No ano de 2005 assumiu funções de Diretor Geral da ERP Portugal e, no ano de 2014, tornou-se Head of Iberia & South America do Grupo Landbell. Em 2016 criou a Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagem da qual é Presidente, sendo também Presidente da ERP Portugal, dedicada à gestão de resíduos elétricos, eletrónicos, pilhas e acumuladores.