Este evento, naturalmente propício à produção destes resíduos, foi o contexto para o teste piloto da atribuição de incentivos ao consumidor em troca da entrega de garrafas de plástico PET de bebidas e refrigerantes. Como prémios, os participantes receberam brindes reutilizáveis (cinzeiros, garrafas e palhinhas de silicone), financiados pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Programa Sê-lo Verde.
A mecânica responde às medidas e metas gerais da União Europeia em matéria de gestão dos resíduos, tais como o objetivo de reciclagem dos resíduos de embalagens de plástico, bem como à Estratégia Europeia para os Plásticos, em que todas as embalagens de plástico colocadas no mercado da União Europeia deverão ser reutilizáveis ou facilmente recicláveis até 2030 (Portaria n.º 202/2019, de 3 de julho).
Ainda no âmbito da Portaria n.º 202/2019, de 3 de julho, as garrafas de plástico e as garrafas de bebidas, enquanto produtos de plástico de utilização única, deverão ser alvo de sistemas de reembolso de depósitos ou outras medidas com impacto direto positivo na taxa de recolha e, consequentemente, na qualidade do material recolhido e dos materiais reciclados.
Deste modo, e até 31 de dezembro deste ano, deverão ser implementados mecanismos de incentivo à devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis, com vista a identificar possíveis alterações a considerar no futuro, promovendo a maximização da circularidade dos materiais recuperados a incorporar no processo de fabrico de novas garrafas de bebidas.
Para além da máquina de recolha destas garrafas, os ecopontos humanos regressaram ao terreno para facilitar o comportamento de entrega de resíduos, tendo recolhido embalagens de plástico/metal, papel/cartão e vidro nas zonas do campismo e restauração.
Filipa Moita, Responsável de Comunicação, reforça que “estas ações são bastante relevantes para estimularmos a participação ativa dos consumidores, conduzindo à obtenção de materiais com maior qualidade e circularidade, facilitando a sua reciclagem e futura incorporação no processo de fabrico de novos produtos. A Novo Verde encontrou neste festival o contexto ideal para lançar esta solução em eventos de grande afluência, aposta com saldo positivo!”