Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Missão e Visão

O ponto de viragem na reciclagem de resíduos de embalagem

A Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, é responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. O sistema Integrado da Novo Verde introduziu, pela primeira vez em Portugal, o fator da concorrência neste setor.

Licença de Actividade
$

Licença de Atividade

A Licença para a Novo Verde exercer a sua atividade data de 25 de novembro de 2016 e foi atribuída pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, através do Despacho nº 14202-D/2016, posteriormente atualizado no Despacho n.º  5615/2020, de 20 de maio.

 

Experiência Consolidada
$

Experiência Consolidada

Com base na experiência consolidada nacional e internacional em gestão de resíduos, a Novo Verde assegura uma oferta de serviços no setor das embalagens, promovendo a integração e envolvimento dos diferentes intervenientes num sistema simples, eficaz e transparente.

Sistema Integrado da Novo Verde
$

Sistema Integrado da Novo Verde

O Sistema Integrado da Novo Verde é uma alternativa no mercado de gestão de resíduos de embalagem. Na nossa génese está a implementação de alternativas e métodos de trabalho eficientes para todos os agentes que fazem parte do sistema integrado da Novo Verde como embaladores/ importadores, fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, distribuidores, operadores, sistemas de gestão de resíduos urbanos e consumidores.

Mensagem do Presidente

Este ano, a Novo Verde – entidade gestora de resíduos de embalagem, celebra cinco anos desde que lhe foi atribuída a primeira licença. Mas estes cinco anos representam muito mais que uma mão cheia de atividade em prol do ambiente: em 2016, o setor dos resíduos de embalagem abriu-se ao nascimento da concorrência, após 20 anos de monopólio. Na Novo Verde, a primeira entidade que ativou esta missão num novo paradigma, defendemos que concorrência agrega um dos ativos mais saudáveis de qualquer setor ou fileira pode contar em pleno século XXI: A escolha. Com concorrência, os mercados tornam-se menos resignados, mais dinâmicos e é garantida a oportunidade de escolha de todos os envolvidos no setor – produtores, embaladores e importadores. E, como consequência, ganha a eficiência do mercado em geral e, através dela, todos nós beneficiamos. 

Durante estes 5 anos a Novo Verde assegurou a recolha de mais de 121.587 toneladas de resíduos de embalagem, o equivalente a mais de 1700 tanques de guerra, para fazer frente aos desafios que Portugal ainda vive no correto encaminhamento destes resíduos, a bem de uma economia circular, da poupança dos recursos naturais e, claro, pelo nosso país, cujo ecossistema é tão único, reunindo costa, serra, planícies e dezenas de parques naturais. Desde este ponto de viragem do setor, a Novo Verde foi a escolha estratégica de mais de 282 parceiros, entre eles 33 SGRU e 52 Operadores de Gestão de Resíduos, assegurando, em todo o país e ilhas, a gestão de cerca de 55.471 pontos de recolha.

Para além de uma ampla integração no mercado, fruto da experiência consolidada que reunimos numa rede internacional com atuação nos mais diferentes mercados, a Novo Verde encetou um conjunto de iniciativas em torno da Investigação e Desenvolvimento, como é o Packaging Entreprise Award e integra um conjunto muito relevante de projetos piloto, nomeadamente MAFRA Reciclar a valer +, financiado pelo fundo Norueguês EEA Grants, bem como criou o piloto em Reciclar a Valer +, uma ação de sensibilização que consiste numa máquina de venda reversa situada em Mafra, que entrega vales de desconto em troca de garrafas de bebidas PET. Aos consumidores que aderiram ao projeto piloto e que depositaram as suas garrafas, só num ano, foram entregues vales de desconto no valor total de cerca de 20 mil euros e recolhidas 13 toneladas deste tipo de resíduo.

A proximidade é também um valor que pauta a nossa atividade, não só com os nossos parceiros e aderentes, como em setores estruturantes como o canal Horeca, bem como junto de todas as gerações, tendo levado a cabo cerca de 300 missões de sensibilização do correto encaminhamento de resíduos de embalagens, sendo exemplo a Geração Vedãor, em parceria com o Programa Eco-Escolas, bem como inúmeras ações em eventos nacionais, desde culturais a desportivos, tudo para levar a mensagem ambiental em cada jornada dos consumidores.

2020 trouxe-nos obstáculos que soubemos superar em conjunto e contra todas as expectativas pois aumentámos a recolha seletiva em 5,3% face a ano anterior, mesmo em plena pandemia. A Novo Verde cresceu neste período, mas os portugueses também – ganharam mais consciência do impacto das suas ações e do que podem fazer, de forma fácil, para contribuir para um planeta verde. Que cada vez mais seja esta a pegada que deixamos no país e no mundo.

Share This