Notícias

Novo Verde e ERP Portugal incentivam ao upcycling com a série “Sofia Inspira”

Apresentada pela artista Sofia Cotrim, as entidades gestoras de resíduos de embalagem, REEE e RP&A lançam 8 episódios de DIY pautados por Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Divertir

O impacto da pandemia Covid-19 em Portugal e no mundo teve consequências nos hábitos de todos nós, traduzindo-se numa maior permanência em casa, mesmo após o levantamento do estado de emergência e em fase de desconfinamento.

A pensar em todas as famílias que, com este enquadramento, procuram novas formas de entretenimento, a par da missão de levar a sensibilização ambiental a todos os lares, a  Novo Verde e a ERP Portugal, entidade gestora de resíduos elétricos, eletrónicos, pilhas e acumuladores, criaram a série digital Sofia Inspira, um conjunto de oito episódios que exemplificarão como dar uma segunda oportunidade a estes resíduos, através dos famosos DIY (Do It Yoursef) e trabalhos manuais da artista Sofia Cotrim, do programa “Mundo de Sofia”.

Esta série, pautada pelos valores da redução e reutilização, e também pela diversão entre pares e famílias, estreia no próximo dia 21 de maio, quinta-feira, nas redes Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube da Novo Verde e ERP Portugal. Durante dois meses, todas as quintas-feiras, será lançado um novo episódio em que embalagens usadas, e equipamentos elétricos e pilhas em fim de vida vão ser os atores principais de obras 100% sustentáveis e que têm como denominador comum a mensagem de sensibilização e emergência ambiental.

Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, adianta que “esta iniciativa é o culminar de uma ideia que a Novo Verde sempre defendeu: uma economia circular que se rege por Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Se, por um lado, é urgente que os resíduos de embalagem sejam encaminhados para os seus corretos ecopontos e fluxos de valorização, por outro, devemos inspirar todos os portugueses para os valores do upcycling, contribuindo não só para o ambiente, como para a consciência, bem-estar e espírito inventivo de todos.”

Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, assinala que “Num ano especialmente diferente para todos os portugueses, em que também se celebram os 15 anos de atividade da ERP em Portugal, acreditamos que a sensibilização ambiental tem de seguir novos formatos de comunicação e formas diferenciadoras de entrar no radar dos portugueses. Vivemos uma era – agora mais do que nunca – em que o consumo é cada vez mais elétrico e eletrónico e a urgência do correto encaminhamento destes resíduos torna-se ainda mais essencial e desafiante.”

 

QUANDO DO VELHO DE FAZ NOVO, TODOS GANHAM. GANHA O PLANETA!

Este é o mote do projeto de instalação de 23 máquinas de recolha de garrafas de bebidas em plástico não reutilizáveis, que arrancou no passado dia 13 de março, com o objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima em novas embalagens.

As regras de utilização são simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as garrafas de bebidas em plástico e recebem um talão com o valor correspondente à quantidade de garrafas devolvidas, o qual pode ser utilizado em compras, na loja ou insígnia onde as garrafas foram entregues. Em alternativa o valor recebido pode ser doado a uma instituição social.

Neste momento, as instituições interessadas em receber o valor doado pelos consumidores já podem apresentar a sua candidatura no site do projeto, pelo que contamos com o  apoio dos cidadãos na partilha desta informação.

Ajude-nos a apoiar as instituições através da divulgação deste projeto-piloto gerido por um consórcio composto pela Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

 Saiba mais em www.dovelhosefaznovo.pt

novo Verde alerta para novas regras de colocação de resíduos domésticos

Como medida de contenção da propagação do COVID-19 e proteção dos colaboradores dos sistemas de recolha e tratamento de resíduos, a entidade gestora de resíduos de embalagens apela que sejam seguidas as indicações da Direção Geral de Saúde.

Perante a evolução do COVID-19 em Portugal e no mundo, a Novo Verde alerta a população para as novas regras de colocação de resíduos domésticos, visando a proteção de todos os habitantes em Portugal, bem como dos profissionais dos sistemas de recolha e tratamento de resíduos.

Alinhada com a informação divulgada pela Direção Geral de Saúde, a Novo Verde alerta que todos os resíduos domésticos relacionados com a proteção do coronavírus, destacadamente máscaras, luvas, lenços ou equiparados, devem ser depositados no contentor de lixo indiferenciado e nunca separados para reciclagem ou colocados nos ecopontos.

Para casos de suspeita ou confirmação de infeção por COVID-19, a Novo Verde alerta ainda que o manuseamento destes resíduos deverão ser alvo de especial atenção, sendo sugerido que todos os resíduos produzidos pela pessoa em quarentena ou isolamento sejam colocados exclusivamente num caixote de lixo de abertura não manual.

O saco deve ser cheio até 2/3 da sua capacidade e os resíduos não devem ser calcados, nem pressionados para o ar sair. Este saco, bem fechado, deve ser colocado dentro de um segundo saco de plástico, igualmente bem fechado com 2 nós bem apertados e, preferencialmente, com um atilho ou adesivo. Estas e outras boas práticas de proteção poderão ser seguidas em https://covid19.min-saude.pt/.

Novo Verde apresenta nova imagem corporativa

Celebrando quatro anos de atividade em Portugal e mais de 80.000 toneladas de embalagens enviadas para reciclagem, a entidade gestora de resíduos de embalagens renova a sua identidade gráfica

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, apresenta uma identidade gráfica renovada ainda “mais verde” e inspiradora em matéria de comportamentos sustentáveis. A atuar no mercado há cerca de quatro anos em Portugal, a Novo Verde tem o objetivo de conectar mais consumidores à causa ambiental de uma forma global e, no particular, ao mais correto encaminhamento de resíduos de embalagens.

Tendo o verde como denominador comum no seu mood gráfico e atividade, a nova imagem ilustra ainda na sua iconografia a sustentabilidade e a economia circular. Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, assinala que “queremos inspirar os portugueses para terem comportamentos mais verdes e dar uma nova ênfase à missão da Novo Verde. Para isso, após quatro anos de atividade, procurámos renovar a imagem de forma a nossa atividade ser ainda mais tangível, clara e próxima dos consumidores portugueses.”

A Novo Verde surgiu para implementar a concorrência entre Entidades Gestoras (EG) de resíduos de embalagens, tendo atingido este seu desígnio uma vez que lhe foi conferida, pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, a licença para a gestão destes resíduos que produziu efeitos a 1 de janeiro de 2017. Desde então a Novo Verde já retomou e enviou para reciclagem mais de 80.000 toneladas destes resíduos.

A mudança de imagem é apenas uma das primeiras iniciativas da marca para 2020, ano que será marcado com um amplo programa de atividades a anunciar em breve. Ricardo Neto sublinha que “a estratégia da Novo Verde tem sido pautada por uma presença crescente na jornada dos consumidores, procurando encetar a mensagem ambiental e a criação de uma verdadeira cultura de reciclagem em Portugal. Se em 2019, procurámos obter mais informação sobre as tendências em Portugal, em 2020 vamos estar ainda mais perto do que move e motiva os portugueses”.

De lembrar que em 2019 a Novo Verde promoveu um Observatório Permanente de Tendências de Reciclagem que concluiu que 89% dos portuguese já reciclam e dos 11% que não o fazem, mais de metade tem a intenção de o começar a fazer. O inquérito revelou ainda que os Baby Boomers (mais de 58 anos) são quem mais recicla, mas são os mais novos (geração com menos de 21 anos) quem está no geral mais satisfeita com vários atributos ligados ao processo de reciclagem como a distância entre a residência e o ecoponto, a frequência na recolha ou limpeza dos mesmos.

Todas as ações da Novo Verde poderão ser acompanhadas no Facebook e Instagram da marca, bem como no Linkedin.

NOVO VERDE E ERP PORTUGAL FIRMAM PARCERIA COM MARATONA CLUBE DE PORTUGAL

As entidades gestoras de resíduos vão levar mensagem ambiental a cerca de 80.000 participantes das maratonas, corridas e caminhadas de referência do país com a promessa “Eu Reciclo Sem Parar”

A Novo Verde, gestora de resíduos de embalagens e a  ERP Portugal, gestora de resíduos elétricos, eletrónicos, pilhas e acumuladores, firmaram parceria com o Maratona Clube de Portugal para sensibilizar os 80.000 participantes previstos para as maratonas, corridas e caminhadas de referência do país.

Com a promessa “Eu Reciclo Sem Parar”, a Novo Verde e a ERP Portugal visam destacar a importância da entrega seletiva de resíduos nos locais adequados para assegurar o seu tratamento e a sua reciclagem, de acordo com as suas características. Através desta parceria, a Novo Verde e a ERP Portugal ativarão a sua mensagem ambiental em vários suportes e momentos estratégicos destes eventos desportivos, exemplificando e estimulando os participantes a adotar comportamentos sustentáveis, num ambiente descontraído e naturalmente associado a este tipo de práticas.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e da ERP Portugal, sublinha que “a consolidação destes 3 fluxos de resíduos – elétricos e eletrónicos, pilhas e embalagens – nesta parceria com o Maratona Clube de Portugal faz todo o sentido. Deste modo, será possível explorar a atitude dos 80 000 participantes face a este tema da reciclagem, que se refletirá na adesão às iniciativas propostas, bem como ao comportamento ambiental desejado.”

Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, assinala que “A ERP Portugal continua a acreditar numa estratégia de sensibilização e educação direta e próxima dos consumidores, principais agentes no canal de gestão de resíduos, pois o seu ato de colocação dos resíduos nos contentores corretos (rede Depositrão) é o primeiro passo para fazermos o nosso trabalho: garantir o tratamento e a reciclagem destes resíduos. As maratonas, corridas e caminhadas, têm ganho inúmeros adeptos nos últimos anos, sendo eventos onde se regista um elevado número de pessoas a sensibilizar e mobilizar para a ação, que é o nosso desígnio, Reciclar sem Parar”.

Mini Campeões e Mimosa Passeio da Família (21 de março), EDP Meia Maratona de Lisboa + Vodafone 10K (22 de Março), EDP Corrida da Mulher (17 de Maio), Mini Campeões e Mimosa Passeio da Família (10 Outubro), EDP Maratona de Lisboa e Luso Meia Maratona + EDP Mini Maratona (11 de Outubro) e EDP Grande Prémio de Natal (13 de Dezembro) são as provas onde a Novo Verde e a ERP Portugal estarão presentes a disseminar a sua mensagem ambiental.

 

ECOPONTOS HUMANOS NO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

A Novo Verde regressou ao Carnaval de Torres Vedras, onde ao longo de 3 dias foi possível facilitar a reciclagem de embalagens de plástico/metal, papel/cartão e vidro, através da ação dos ecopontos humanos.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, conclui que “as iniciativas que promovem um comportamento participativo por parte dos cidadãos continuam a revelar-se eficazes, sobretudo num contexto favorável à transmissão da mensagem, em que a produção de resíduos é frequente e elevada, diariamente. A parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras traduziu-se, mais uma vez, numa excelente oportunidade para a Novo Verde informar e sensibilizar os cidadãos, tão importantes para o desenvolvimento e crescimento do nosso trabalho.”

“O ‘Carnaval mais português de Portugal’ quer tornar-se num Carnaval cada vez mais verde, todos os anos procuramos implementar e desenvolver medidas que refletem as nossas preocupações com a preservação do ambiente e a sustentabilidade” afirmou Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. Fazendo um balanço da ação da Nova Verde durante estes dias de folia, Carlos Bernardes destacou a importância de uma ação que mostra que "Torres Vedras continua a dar o seu contributo naquilo que são os desígnios da sustentabilidade."

Sob o mote ‘O Ambiente não é Fantasia: reciclar faz magia!’, 12 ecopontos humanos encarnaram personagens fantásticas e bem conhecidas de todos - Minions, Smurfinas e Shrecks - e mostraram aos foliões como reciclar, em conjunto com a Câmara Municipal de Torres Vedras, fazendo do “Carnaval mais português de Portugal” um evento mais verde.

Esta iniciativa integrou o conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental levadas a cabo pela Novo Verde, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, no âmbito do Programa Oeste Circular.

semana europeia da prevenção de resíduos

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorre entre os dias 16 e 24 de novembro.

A Novo Verde e a ERP Portugal juntaram-se ao Governo dos Açores para testar o conhecimento dos cidadãos sobre a reciclagem de resíduos.

O quiz está disponível aqui.

RECICLAR A VALER +

Campanha “Reciclar a Valer +”: Novo Verde e Câmara Municipal de Mafra lançam projeto piloto de recolha de embalagens de plástico na Malveira

A Novo Verde-Sociedade Gestora de Resíduos, a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo-Gestão de Resíduos Urbanos apresentam, no âmbito do protocolo de cooperação assinado, uma campanha para promover comportamentos sustentáveis nos consumidores, escolhendo a loja Pingo Doce da Malveira como espaço piloto para o efeito.

A partir do dia 1 de outubro, todos os clientes desta superfície comercial na Malveira poderão participar ativamente no processo de reciclagem e entregar as suas garrafas de plástico PET de bebidas e refrigerantes, recebendo vales de 0,02€ ou 0,05€, a utilizar nas suas compras.

Esta iniciativa enquadra-se no conjunto de medidas e metas gerais da União Europeia em matéria de gestão dos resíduos, bem como a Estratégia Europeia para os Plásticos, em que todas as embalagens deste material, colocadas no mercado da União Europeia, deverão ser reutilizáveis ou facilmente recicláveis, até 2030 (Portaria n.º 202/2019, de 3 de julho).

As garrafas de plástico de bebidas, enquanto produtos de plástico de utilização única, deverão ser alvo de sistemas de reembolso ou outras medidas com impacto direto positivo na taxa de recolha, logo, na qualidade do material recolhido e dos materiais reciclados.

Até 31 de dezembro deste ano, deverão ser implementados mecanismos de incentivo à devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis, para identificar possíveis alterações a considerar no futuro, fomentando a maximização da circularidade dos materiais recuperados a incorporar no processo de fabrico de novas garrafas de bebidas.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde declara que “este projeto será bastante importante para a Novo Verde, na medida em que acreditamos que será uma excelente forma de testarmos a mecânica e prepararmos os consumidores e restantes intervenientes para adoção de comportamentos sustentáveis. Através desta solução de recolha, será possível obter materiais com maior qualidade e circularidade, o que facilitará a sua reciclagem e futura incorporação no processo de fabrico de novos produtos.”

Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, conclui que “A reciclagem constitui um fator determinante para a crescente redução do volume de resíduos produzidos e, consequentemente, para a preservação do ambiente do planeta e do Concelho de Mafra, em particular. Ao participar neste projeto-piloto, a Câmara Municipal assume o compromisso de incentivar os cidadãos a adotar boas práticas, nomeadamente em matéria de recolha de resíduos de embalagens de bebidas em plástico, na certeza de que a defesa do ambiente é uma responsabilidade de todos!”.

Para João Dias Coelho, Administrador da Tratolixo, “esta iniciativa será um excelente veículo para conduzir ao cumprimento das metas de recolha deste material, aumentando a sua qualidade e índice de circularidade e facilitando a sua reciclagem.”

NOVO VERDE E ERP NO PAREDES DE COURA

Paredes de Coura mais ‘green’ com a ERP Portugal e a Novo Verde

O festival de verão Paredes de Coura, a decorrer entre 14 e 17 de agosto, vai ser mais ‘green’ com a ajuda da Novo Verde e da ERP Portugal.

A entidade gestora de resíduos de embalagens, Novo Verde, aposta na mecânica de incentivo ao encaminhamento e reciclagem de garrafas PET de bebidas e refrigerantes através da premiação dos consumidores que utilizarem a máquina de recolha destes resíduos, instalada no local ao abrigo do programa Sê-lo Verde.

Os já conhecidos ecopontos humanos regressam a este festival para facilitar, despertar e enraizar o comportamento dos campistas e festivaleiros no que respeita à colocação dos resíduos nos contentores apropriados e sua reciclagem, que deverá refletir-se no seu quotidiano.

Já a ERP Portugal, responsável pela gestão de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida, sensibilizará o público para a necessidade de tratar e reciclar estes resíduos, muitas vezes compostos por substâncias nocivas, prejudiciais para o Ambiente e a nossa saúde.

Ao dinamizar a recolha destes resíduos através dos canais disponíveis em todo o país, superior a 3000 pontos de proximidade (rede Depositrão, ecocentros e lojas de eletrodomésticos), a ERP Portugal assegura que os mesmos chegarão ao seu destino final, ou seja, à sua descontaminação, valorização e reciclagem, dando origem a matérias-primas a incorporar no processo de fabrico de novos produtos.

Filipa Moita, Responsável de Comunicação, concluí que “os eventos de grande afluência são excelentes oportunidades para mobilizarmos os cidadãos para comportamentos sustentáveis, envolvendo-os de forma natural e espontânea através de mecânicas criativas e participativas. A adesão de todos é fundamental para o desenvolvimento da atividade das entidades gestoras, já que a colocação dos resíduos nos contentores específicos é a chave para a sua reciclagem.”

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

A  Novo Verde e a ERP Portugal estiveram presentes no Centro Desportivo Nacional do Jamor para celebrar o Dia Internacional da Juventude. Esta iniciativa foi promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e contou com dezenas de atividades desportivas e lúdicas para um público entre os 12 e 30 anos.

A Novo Verde promoveu a recolha de embalagens gerados no contexto do evento através da ação da equipa de ecopontos humanos, sempre prontos a esclarecer e incentivar a colaboração dos participantes na reciclagem das embalagens.

A ERP Portugal foi responsável pela instalação de Depositrões para a entrega de elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida, dando a conhecer estes contentores e a sua função.

Filipa Moita, responsável de comunicação das duas entidades, adianta que “os jovens são essenciais na promoção de comportamentos ambientais. São um grupo que apresenta uma forte capacidade de influenciar os seus pares, logo favoráveis ao contágio positivo deste tipo de comportamentos. A faixa etária visada dá continuidade ao trabalho levado a cabo com as crianças, reforçando conceitos e enfatizando a importância da participação dos cidadãos na cadeia de gestão dos resíduos, independentemente da sua tipologia.”

‘Educação Transformadora’ foi o tema deste ano, que tem como objetivo promover oportunidades de qualidade inclusiva e equitativa para todos. O Dia Internacional da Juventude é celebrado desde 1999, por resolução da Assembleia Geral da ONU.

RECICLAGEM NA FEXPOMALVEIRA

Novo Verde E ERP Portugal juntam-se à Câmara Municipal de Mafra na mobilização de comportamentos sustentáveis

A Novo Verde e a ERP Portugal serão responsáveis pela mobilização de comportamentos sustentáveis, promovendo a entrega de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e embalagens por parte dos visitantes da Fexpolmaveira, a decorrer entre os dias 13 e 18 de agosto.

Esta iniciativa, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, materializa o mote da sua 31ª edição em que a organização do certame pretende “festejar a reciclar”.

Durante estes dias os visitantes poderão garantir a reciclagem dos seus resíduos elétricos e pilhas usadas, utilizando os Depositrões disponíveis no local e, consequentemente, assegurar o tratamento e descontaminação de substâncias nocivas para o Ambiente e saúde de todos, bem como a obtenção de matérias-primas a incorporar no processo de fabrico de novos produtos.

As embalagens poderão ser recolhidas pelos ecopontos humanos, facilitando o comportamento aos consumidores e garantindo a sua reciclagem.

Estas dinâmicas fazem parte da estratégia de sensibilização, comunicação e educação de ambas as entidades gestoras, com vista à participação ativa dos consumidores na cadeia de gestão destes fluxos específicos de resíduos.

Paulo Sousa animou 2ª edição da Recycling Party

ERP Portugal e Novo Verde juntaram duas mil crianças no Dia Mundial do Ambiente

A segunda edição da “Recycling Party”, evento organizado pela ERP Portugal e Novo Verde (entidades gestoras de resíduos), em parceria com a Câmara Municipal de Mafra contou com a participação de cerca de duas mil crianças, em mais um Dia Mundial do Ambiente repleto de atividades de sensibilização ambiental, este ano no Parque Desportivo Municipal de Mafra.

As crianças, com idades entre os 6 e 11 anos, puderam realizar diferentes atividades relacionadas com o ambiente, como aprender a agrupar os resíduos por tipologias, as consequências do abandono do plástico nos oceanos, o que acontece ao lixo que produzimos, gestão dos recursos naturais (como a água) entre muitas outras, tudo proporcionado pelas entidades promotoras em conjunto com os parceiros, entre eles a Associação Bandeira Azul da Europa/Programa Eco-Escolas, Be Water, Eco Ambiente, Kosta Moving, Oceanário e Tratolixo.

Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, sublinhou que “foi mais um dia de sucesso para o ambiente! As crianças tiveram uma ótima interação e mostraram de facto interesse pelos temas trabalhados nos vários desafios propostos. Saímos do evento com a sensação de que passámos a mensagem da importância da reciclagem de resíduos, ou seja, de missão cumprida.”

Para terminar esta festa da reciclagem em grande, as crianças participaram numa coreografia sobre a importância do comportamento de todos nós na cadeia da reciclagem de resíduos e assistiram ao concerto de um dos músicos de maior sucesso no panorama nacional de hoje, Paulo Sousa, que também entrou no espírito e apelou à adoção de comportamentos sustentáveis por parte das crianças.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, adianta que “este é um dos nossos focos estratégicos de comunicação: sensibilizar o público, neste caso o mais jovem, para a adoção de comportamentos ambientais. Acreditamos que foi uma experiência que estas crianças vão manter na sua memória, acabando por partilhar e passar a mensagem do que aprenderam com quem lhes é mais próximo”.

A iniciativa contou com cerca de 40 escolas dos concelhos de Mafra, Cascais, Oeiras e Sintra e com a presença de mais de 100 professores.

Novo Verde NO EUROPEAN HOSPITALITY SUMMIT 2019

A Novo Verde fará parte do painel de oradores do European Hospitality Summit 2019 para trabalhar o tema "Novos padrões e evolução da sustentabilidade no Turismo", no âmbito da parceria com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

Programa completo do evento aqui.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e orador neste evento, refere que “Esta parceria é mais um passo estratégico para a atividade da entidade gestora, na medida em que o kit NOVHORECA Alojamento Local será utilizado em contextos em que se regista uma elevada produção de resíduos de embalagens, que devem ser corretamente separadas com vista à sua reciclagem.”

O kit NOVHORECA Alojamento Local, desenvolvido para os Associados da AHRESP, foi apresentado e distribuído na primeira edição do ‘Curso de Gestão de Alojamento Local’, promovido pela AHRESP no âmbito do seu Programa QUALITY, cuja 1ª edição teve início em fevereiro. 

Esta ação insere-se no conjunto de iniciativas de sensibilização e educação para práticas sustentáveis, nomeadamente em matéria de gestão de resíduos de embalagens.

Informações

Para mais informações sobre o mundo Novo Verde,

Clique Aqui

Morada

Centro Empresarial

Ribeira da Penha Longa

Rua D. Dinis Bordalo Pinheiro, 467B

2645-539 Alcabideche

Contactos

TEL +351 219 119 630

FAX +351 219 119 639

info@novoverde.pt

Novo Verde © 2020   |   Todos os Direitos Reservados   |   Termos de Utilização   |   Política de Privacidade   |   Política de Cookies