Notícias

novo verde E ERP PORTUGAL ASSINAM PROTOCOLO COM A COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO OESTE

A Novo Verde e a ERP Portugal (entidades gestoras de resíduos) assinaram um protocolo de Prevenção, Sensibilização, Comunicação e Educação ambiental com a OesteCIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste).

A celebração do protocolo foi anunciada no workshop ‘Economia circular nas compras públicas’, que decorreu no dia 19 de outubro, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche. O programa contou as intervenções das Câmaras Municipais de Peniche e de Torres Vedras, da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Novo Verde-Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, da Agência Portuguesa do Ambiente e Direção-Geral das Atividades Económicas e, ainda, da Coimbra Engineering Academy & Traffic Psychology International.

Nesta sessão foram discutidos temas como os ‘Plásticos na Economia Circular’, ‘Mobilidade e Cidades Sustentáveis’, ‘O contributo dos Acordos-Quadro para a ENCPE (Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas) 2020’, ‘O Rótulo Ecológico’, ‘Critérios de circularidade nas Compras Públicas’ e ‘Economia circular nos Resíduos’, por Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e ERP Portugal.

Com esta parceria, ativa até ao final de 2021, as entidades gestoras de resíduos pretendem consciencializar e sensibilizar cidadãos, empresas, escolas, canal HORECA (especial destaque para o alojamento local) e os 12  Municípios do Oeste, sobre a importância da reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas usadas e embalagens e, consequentemente, motivar e promover comportamentos ambientalmente responsáveis.

Para Ricardo Neto, Presidente das entidades gestoras visadas, “Com a assinatura deste protocolo, pretendemos desempenhar um papel essencial na sensibilização e educação dos diversos grupos-alvo no que respeita a comportamentos sustentáveis, numa ótica pluridisciplinar e transversal a diferentes setores da sociedade. O contributo ativo e integrado de todos os agentes é a chave para conseguirmos fazer a diferença. Esta parceria com a OesteCIM traduz a nossa estratégia em ambas as vertentes complementares da prevenção, e da sensibilização, comunicação e educação.

Paulo Simões, Secretário Executivo da OesteCIM conclui “A OesteCIM tem apostado afincadamente em diversas iniciativas de incentivo à implementação do conceito economia circular no seio do quotidiano dos cidadãos, empresas e entidades. Os 12 Municípios que integram a nossa região apresentam um potencial bastante significativo de introdução e reforço de boas práticas ambientais, por sua vez, traduzidas em vantagens económicas e sociais. A parceria celebrada com a Novo Verde e a ERP Portugal, marca a partilha visões, metas e filosofia de atividade, cujo eixo se centra na formação dos cidadãos.”

A celebração deste protocolo coincide com a etapa do circuito mundial de surf que começou no 16 outubro, na praia dos Supertubos, onde têm estado a decorreram iniciativas de ativação de comportamentos ambientais, levadas a cabo pelas entidades gestoras em parceria com a OesteCIM.

Oeste Circular

 

novo verde PROMOVEM A RECICLAGEM DE EMBALAGENS NO FESTIVAL "ALMA DO VINHO"

A Novo Verde - Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens - esteve presente na segunda edição do Festival Alma do Vinho, que decorreu entre 13 e 16 de setembro, no Parque Urbano da Romeira, em Alenquer.

Ao longo dos quatro dias desta iniciativa, a Novo Verde, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, contou ‘ecopontos humanos’ em todo recinto para a recolha de embalagens de vidro, papel/cartão e plástico/metal, que abordaram os visitantes, convidando-os a encaminhar corretamente estes resíduos, e habilitando-se a ganhar entradas gratuitas para o Dino Parque, na Lourinhã.

Paralelamente, no recinto, o ‘Verdão’ (mascote oficial da Novo Verde) interagiu com todos os presentes, nomeadamente as crianças, com o intuito de sensibilizar para a importância do ato da separação e informar sobre as vantagens da reciclagem e de comportamentos sustentáveis.

Recorde-se que a Novo Verde esteve presente em festivais de verão como o NOS Primavera Sound e o Vodafone Paredes de Coura, dando assim continuidade à sua estratégia de sensibilização, comunicação e educação, através de mecânicas de ativação de comportamentos ambientais adequados, com o objetivo de alertar para a importância da separação e reciclagem de resíduos de embalagens.

O Alma do Vinho é o maior festival de vinhos da Região de Lisboa e tem como objetivo enaltecer a zona de Alenquer e as suas profundas raízes na cultura da vinha e do vinho, um dos motores produtivos da Região de Lisboa. Este é um evento repleto de atividades e propostas, nas áreas da vitivinicultura, mas também da cultura, gastronomia, desporto, e atividades de lazer.

novo verde e erp portugal levam BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS A PAREDES DE COURA

A Novo Verde  e a ERP Portugal (entidades gestoras de resíduos) dão continuidade à sua estratégia de educação, sensibilização e educação através de mecânicas de ativação de comportamentos ambientais adequados, nomeadamente no que respeita ao encaminhamento de embalagens, resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas.

A próxima iniciativa desta natureza terá lugar na Vila de Paredes de Coura, entre os dias 12 e 18 de agosto, com especial destaque para o espaço do Festival e centro da Vila, locais privilegiados para o efeito, já que serão frequentados por um elevando número de pessoas recetivas a conteúdos desta natureza.

Os diversos promotores que estarão no terreno motivarão a participação em mecânicas de sensibilização que envolverão o público, nomeadamente através do contacto direto com os canais que conduzem à reciclagem dos resíduos em questão, permitindo a sua separação e encaminhamento adequados.

A Novo Verde será representada por “ecopontos humanos”, responsáveis pela recolha seletiva de embalagens de papel/cartão, plástico e vidro, a sortear numa tômbola para atribuição de bilhetes para o festival, e ERP Portugal terá um jogo sobre o Depositrão.

O patrocínio deste evento reforça o objetivo comum de ambas as entidades gestoras de resíduos: sensibilizar para a importância de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, aplicáveis aos diversos tipos de resíduos, especificamente embalagens (Novo Verde) e elétricos e eletrónicos e pilhas (ERP Portugal).

  

NOVO VERDE E ERP PORTUGAL ASSINALAM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE COM A "RECYCLING PARTY"

 

A Novo Verde e a ERP Portugal (entidades gestoras de resíduos), organizam a “Recycling Party” em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa – Programa Eco-Escolas), Sailors for the Sea (associação de promoção da sustentabilidade dos mares e oceanos) e Câmara Municipal de Cascais. A iniciativa assinalará o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e reunirá 2 mil crianças, entre os 6 e os 11 anos, de quatro Concelhos (Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra), no Parque Municipal Marechal Carmona, em Cascais.

Ao longo deste dia, e com o apoio dos Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, as crianças participarão em diversas atividades de sensibilização ambiental para a adoção de boas práticas, incluindo uma peça de teatro sobre reciclagem, especialmente criada para este evento. Pretende-se, desta forma, despertar a consciência dos mais jovens para a importância de comportamentos ambientalmente responsáveis, dando o exemplo às gerações mais velhas.  A iniciativa encerrará com o concerto de uma das bandas nacionais de maior sucesso na atualidade, que promete fazer as alegrias de todos os participantes nesta grande festa da reciclagem.

Igualmente prevista no programa desta “Festa de Reciclagem”, decorrerá a exposição e seleção de trabalhos criativos realizados por escolas participantes, no âmbito dos fluxos de resíduos geridos pelas entidades promotoras: equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas (ERP Portugal) e embalagens (Novo Verde).

Programa do evento

12:00-12:45 – Receção dos participantes e almoço

13:00 – Atividades diversas no Parque sobre o tema da Reciclagem

14:15-14:40 – Teatro sobre a Reciclagem

15:00-16:00 – Concerto

 RP

Informações

Para mais informações sobre o mundo Novo Verde,

Clique Aqui

Morada

Centro Empresarial

Ribeira da Penha Longa

Rua D. Dinis Bordalo Pinheiro, 467B

2645-539 Alcabideche

Contactos

TEL +351 219 119 630

FAX +351 219 119 639

info@novoverde.pt

Novo Verde ©
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/novoverde/public_html/layout-elements/direitos.php on line 2

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/novoverde/public_html/layout-elements/direitos.php on line 2
2018   |   Todos os Direitos Reservados   |   Termos de Utilização   |   Política de Privacidade