Notícias

RECICLAR A VALER +

Campanha “Reciclar a Valer +”: Novo Verde e Câmara Municipal de Mafra lançam projeto piloto de recolha de embalagens de plástico na Malveira

A Novo Verde-Sociedade Gestora de Resíduos, a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo-Gestão de Resíduos Urbanos apresentam, no âmbito do protocolo de cooperação assinado, uma campanha para promover comportamentos sustentáveis nos consumidores, escolhendo a loja Pingo Doce da Malveira como espaço piloto para o efeito.

A partir do dia 1 de outubro, todos os clientes desta superfície comercial na Malveira poderão participar ativamente no processo de reciclagem e entregar as suas garrafas de plástico PET de bebidas e refrigerantes, recebendo vales de 0,02€ ou 0,05€, a utilizar nas suas compras.

Esta iniciativa enquadra-se no conjunto de medidas e metas gerais da União Europeia em matéria de gestão dos resíduos, bem como a Estratégia Europeia para os Plásticos, em que todas as embalagens deste material, colocadas no mercado da União Europeia, deverão ser reutilizáveis ou facilmente recicláveis, até 2030 (Portaria n.º 202/2019, de 3 de julho).

As garrafas de plástico de bebidas, enquanto produtos de plástico de utilização única, deverão ser alvo de sistemas de reembolso ou outras medidas com impacto direto positivo na taxa de recolha, logo, na qualidade do material recolhido e dos materiais reciclados.

Até 31 de dezembro deste ano, deverão ser implementados mecanismos de incentivo à devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis, para identificar possíveis alterações a considerar no futuro, fomentando a maximização da circularidade dos materiais recuperados a incorporar no processo de fabrico de novas garrafas de bebidas.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde declara que “este projeto será bastante importante para a Novo Verde, na medida em que acreditamos que será uma excelente forma de testarmos a mecânica e prepararmos os consumidores e restantes intervenientes para adoção de comportamentos sustentáveis. Através desta solução de recolha, será possível obter materiais com maior qualidade e circularidade, o que facilitará a sua reciclagem e futura incorporação no processo de fabrico de novos produtos.”

Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, conclui que “A reciclagem constitui um fator determinante para a crescente redução do volume de resíduos produzidos e, consequentemente, para a preservação do ambiente do planeta e do Concelho de Mafra, em particular. Ao participar neste projeto-piloto, a Câmara Municipal assume o compromisso de incentivar os cidadãos a adotar boas práticas, nomeadamente em matéria de recolha de resíduos de embalagens de bebidas em plástico, na certeza de que a defesa do ambiente é uma responsabilidade de todos!”.

Para João Dias Coelho, Administrador da Tratolixo, “esta iniciativa será um excelente veículo para conduzir ao cumprimento das metas de recolha deste material, aumentando a sua qualidade e índice de circularidade e facilitando a sua reciclagem.”

NOVO VERDE E ERP NO PAREDES DE COURA

Paredes de Coura mais ‘green’ com a ERP Portugal e a Novo Verde

O festival de verão Paredes de Coura, a decorrer entre 14 e 17 de agosto, vai ser mais ‘green’ com a ajuda da Novo Verde e da ERP Portugal.

A entidade gestora de resíduos de embalagens, Novo Verde, aposta na mecânica de incentivo ao encaminhamento e reciclagem de garrafas PET de bebidas e refrigerantes através da premiação dos consumidores que utilizarem a máquina de recolha destes resíduos, instalada no local ao abrigo do programa Sê-lo Verde.

Os já conhecidos ecopontos humanos regressam a este festival para facilitar, despertar e enraizar o comportamento dos campistas e festivaleiros no que respeita à colocação dos resíduos nos contentores apropriados e sua reciclagem, que deverá refletir-se no seu quotidiano.

Já a ERP Portugal, responsável pela gestão de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida, sensibilizará o público para a necessidade de tratar e reciclar estes resíduos, muitas vezes compostos por substâncias nocivas, prejudiciais para o Ambiente e a nossa saúde.

Ao dinamizar a recolha destes resíduos através dos canais disponíveis em todo o país, superior a 3000 pontos de proximidade (rede Depositrão, ecocentros e lojas de eletrodomésticos), a ERP Portugal assegura que os mesmos chegarão ao seu destino final, ou seja, à sua descontaminação, valorização e reciclagem, dando origem a matérias-primas a incorporar no processo de fabrico de novos produtos.

Filipa Moita, Responsável de Comunicação, concluí que “os eventos de grande afluência são excelentes oportunidades para mobilizarmos os cidadãos para comportamentos sustentáveis, envolvendo-os de forma natural e espontânea através de mecânicas criativas e participativas. A adesão de todos é fundamental para o desenvolvimento da atividade das entidades gestoras, já que a colocação dos resíduos nos contentores específicos é a chave para a sua reciclagem.”

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

A  Novo Verde e a ERP Portugal estiveram presentes no Centro Desportivo Nacional do Jamor para celebrar o Dia Internacional da Juventude. Esta iniciativa foi promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e contou com dezenas de atividades desportivas e lúdicas para um público entre os 12 e 30 anos.

A Novo Verde promoveu a recolha de embalagens gerados no contexto do evento através da ação da equipa de ecopontos humanos, sempre prontos a esclarecer e incentivar a colaboração dos participantes na reciclagem das embalagens.

A ERP Portugal foi responsável pela instalação de Depositrões para a entrega de elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida, dando a conhecer estes contentores e a sua função.

Filipa Moita, responsável de comunicação das duas entidades, adianta que “os jovens são essenciais na promoção de comportamentos ambientais. São um grupo que apresenta uma forte capacidade de influenciar os seus pares, logo favoráveis ao contágio positivo deste tipo de comportamentos. A faixa etária visada dá continuidade ao trabalho levado a cabo com as crianças, reforçando conceitos e enfatizando a importância da participação dos cidadãos na cadeia de gestão dos resíduos, independentemente da sua tipologia.”

‘Educação Transformadora’ foi o tema deste ano, que tem como objetivo promover oportunidades de qualidade inclusiva e equitativa para todos. O Dia Internacional da Juventude é celebrado desde 1999, por resolução da Assembleia Geral da ONU.

RECICLAGEM NA FEXPOMALVEIRA

Novo Verde E ERP Portugal juntam-se à Câmara Municipal de Mafra na mobilização de comportamentos sustentáveis

A Novo Verde e a ERP Portugal serão responsáveis pela mobilização de comportamentos sustentáveis, promovendo a entrega de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e embalagens por parte dos visitantes da Fexpolmaveira, a decorrer entre os dias 13 e 18 de agosto.

Esta iniciativa, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, materializa o mote da sua 31ª edição em que a organização do certame pretende “festejar a reciclar”.

Durante estes dias os visitantes poderão garantir a reciclagem dos seus resíduos elétricos e pilhas usadas, utilizando os Depositrões disponíveis no local e, consequentemente, assegurar o tratamento e descontaminação de substâncias nocivas para o Ambiente e saúde de todos, bem como a obtenção de matérias-primas a incorporar no processo de fabrico de novos produtos.

As embalagens poderão ser recolhidas pelos ecopontos humanos, facilitando o comportamento aos consumidores e garantindo a sua reciclagem.

Estas dinâmicas fazem parte da estratégia de sensibilização, comunicação e educação de ambas as entidades gestoras, com vista à participação ativa dos consumidores na cadeia de gestão destes fluxos específicos de resíduos.

Paulo Sousa animou 2ª edição da Recycling Party

ERP Portugal e Novo Verde juntaram duas mil crianças no Dia Mundial do Ambiente

A segunda edição da “Recycling Party”, evento organizado pela ERP Portugal e Novo Verde (entidades gestoras de resíduos), em parceria com a Câmara Municipal de Mafra contou com a participação de cerca de duas mil crianças, em mais um Dia Mundial do Ambiente repleto de atividades de sensibilização ambiental, este ano no Parque Desportivo Municipal de Mafra.

As crianças, com idades entre os 6 e 11 anos, puderam realizar diferentes atividades relacionadas com o ambiente, como aprender a agrupar os resíduos por tipologias, as consequências do abandono do plástico nos oceanos, o que acontece ao lixo que produzimos, gestão dos recursos naturais (como a água) entre muitas outras, tudo proporcionado pelas entidades promotoras em conjunto com os parceiros, entre eles a Associação Bandeira Azul da Europa/Programa Eco-Escolas, Be Water, Eco Ambiente, Kosta Moving, Oceanário e Tratolixo.

Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, sublinhou que “foi mais um dia de sucesso para o ambiente! As crianças tiveram uma ótima interação e mostraram de facto interesse pelos temas trabalhados nos vários desafios propostos. Saímos do evento com a sensação de que passámos a mensagem da importância da reciclagem de resíduos, ou seja, de missão cumprida.”

Para terminar esta festa da reciclagem em grande, as crianças participaram numa coreografia sobre a importância do comportamento de todos nós na cadeia da reciclagem de resíduos e assistiram ao concerto de um dos músicos de maior sucesso no panorama nacional de hoje, Paulo Sousa, que também entrou no espírito e apelou à adoção de comportamentos sustentáveis por parte das crianças.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, adianta que “este é um dos nossos focos estratégicos de comunicação: sensibilizar o público, neste caso o mais jovem, para a adoção de comportamentos ambientais. Acreditamos que foi uma experiência que estas crianças vão manter na sua memória, acabando por partilhar e passar a mensagem do que aprenderam com quem lhes é mais próximo”.

A iniciativa contou com cerca de 40 escolas dos concelhos de Mafra, Cascais, Oeiras e Sintra e com a presença de mais de 100 professores.

Novo Verde NO EUROPEAN HOSPITALITY SUMMIT 2019

A Novo Verde fará parte do painel de oradores do European Hospitality Summit 2019 para trabalhar o tema "Novos padrões e evolução da sustentabilidade no Turismo", no âmbito da parceria com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

Programa completo do evento aqui.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e orador neste evento, refere que “Esta parceria é mais um passo estratégico para a atividade da entidade gestora, na medida em que o kit NOVHORECA Alojamento Local será utilizado em contextos em que se regista uma elevada produção de resíduos de embalagens, que devem ser corretamente separadas com vista à sua reciclagem.”

O kit NOVHORECA Alojamento Local, desenvolvido para os Associados da AHRESP, foi apresentado e distribuído na primeira edição do ‘Curso de Gestão de Alojamento Local’, promovido pela AHRESP no âmbito do seu Programa QUALITY, cuja 1ª edição teve início em fevereiro. 

Esta ação insere-se no conjunto de iniciativas de sensibilização e educação para práticas sustentáveis, nomeadamente em matéria de gestão de resíduos de embalagens.

Novo Verde recolhe 6500 embalagens no Carnaval de Torres Vedras

“É Carnaval, ninguém recicla mal” foi o mote da iniciativa

A ação de Carnaval da Novo Verde, que decorreu ao longo de três dias em Torres Vedras, permitiu enviar para reciclagem mais de 6500 embalagens, das quais aproximadamente 65% de plástico/metal, 34,32% papel/cartão e menos de 1% vidro. Estas embalagens fizeram parte das mais de 13 toneladas de material que ganhou uma nova vida e foi desviado do aterro, fruto do esforço de recolha do Município de Torres Vedras, Valorsul e Novo Verde.

Todos os materiais recicláveis recolhidos de forma seletiva durante o evento (plásticos, metais, vidro, papel e cartão) foram transportados para o centro de triagem da Valorsul, no Cadaval, onde vão ser preparados para serem aceites por cada uma das indústrias da reciclagem, a quem serão entregues.

Para Filipa Moita, Responsável de Comunicação da Novo Verde, esta ação “foi um sucesso! Conseguimos passar a nossa mensagem e motivar comportamentos sustentáveis, sempre com boa disposição e linha com o ambiente de folia que se viveu em Torres Vedras. Os ecopontos humanos foram bem recebidos pelo público e, no final, objetivo atingido: recolha de resíduos com potencial de reciclagem que, desta forma, chegarão ao seu destino final!”.

Durante três dias, 15 ecopontos humanos encarnaram personalidades portuguesas de modo a inserirem-se no tema do Carnaval de Torres Vedras – ‘Made in Portugal’. Do Fernando Pessoa à Amália, passando por nomes mais atuais como Emplastro, Toy ou Cristina Ferreira, os ecopontos humanos percorreram o recinto com o objetivo de, em conjunto com a Câmara Municipal de Torres Vedras, fazer do Carnaval “mais português de Portugal” também o “mais verde” do País. Sob o mote ‘É Carnaval, ninguém recicla mal’, o grupo levou os foliões a ter uma atitude ambiental mais consciente.

Esta iniciativa integrou o conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental levadas a cabo pela Novo Verde em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, no âmbito do Programa Oeste Circular. 

NOVO VERDE E ERP PORTUGAL PARTICIPAM NO SEMINÁRIO ECO-ESCOLAS

A  Novo Verde e a ERP Portugal, entidades gestoras de resíduos, marcaram presença em Lagoa (Algarve), nos dias 18 e 19 de janeiro, para participar no Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas 2019. Neste evento, dirigido a professores, técnicos de Municípios e profissionais ligados à educação ambiental, a ERP Portugal e a Novo Verde deram a conhecer as iniciativas Geração Depositrão e Geração Verdão.

A ERP Portugal e a Novo Verde participam no painel ‘Projetos para as Eco-Escolas’, dedicado à  apresentação das dinâmicas das iniciativas e perspetivas para 2019 (dia 19, às 17h15).

Para Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal e da Novo Verde, “estes desafios mobilizam as escolas e a comunidade para a adoção efetiva de comportamentos ambientais, traduzidos no encaminhamento correto e seletivo de resíduos. Ao longo destes anos, temos sentido que a mensagem dirigida primeiramente às escolas é cada vez mais difundida às entidades e empresas locais, que se revelam agentes ativos na recolha, com especial destaque para os elétricos e eletrónicos em fim de vida. O contributo de todos é crucial para garantirmos que os resíduos chegam ao seu destino final, dando origem a matérias-primas secundárias e/ou ao tratamento de substâncias nocivas, como é o caso das pilhas e lâmpadas fluorescentes. “.

A Geração Depositrão, promovida pela ERP Portugal, e a recém-criada Geração Verdão, promovida pela Novo Verde, são desafios lançados às Eco-Escolas, cujo objetivo é promover comportamentos ambientais corretos junto dos mais novos. O primeiro promove o encaminhamento adequado de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida e o segundo dedica-se à sensibilização dos jovens na gestão de resíduos de embalagens. Deste modo, as escolas funcionam como pontos de recolha e informação sobre o tema.

Nos últimos anos, a Geração Depositrão envolveu mais de 900 escolas e entidades de todo o país, mobilizadas para a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA). Importa também destacar os números expressivos destes 10 anos, já que no total foi possível o correto encaminhamento de mais de 2.500 toneladas de REEE e RPA. Neste momento decorre a 11ª edição daquela que é a campanha escolar de recolha de REEE e RPA a decorrer há mais anos consecutivos, com o apoio da LG, Orima, Pingo Doce e Worten.

Em paralelo decorrem  atividades criativas da Geração Verdão nas Eco-Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O Seminário Nacional Eco-Escolas 2019, organizado em parceria com o município de Lagoa, foi um momento de atualização, co-aprendizagem e partilha entre profissionais na área da educação para a sustentabilidade. Lagoa, Cidade Educadora, possui atualmente mais de 50% das suas escolas no Eco-Escolas.

Consulte a agenda detalhada do seminário aqui.

Resultados novo verde packaging universities award

A candidaturas ao desafio Novo Verde Packaging Universities Awards já foram avaliadas, tendo sido atribuídos os prémios abaixo descritos, por critério:

O valor dos prémios será convertido em equipamentos e recursos necessários à implementação das medidas apresentadas nas candidaturas respetivas.

Parabéns aos vencedores!

NOVO VERDE E ERP PORTUGAL NO EVENTO VISÃO JÚNIOR

No próximo dia 1 de dezembro (sábado), a Novo Verde e a ERP Portugal estarão no evento da Visão Júnior, no Parque dos Poetas, entre as 10:00 e as 19:00.

Este evento é de entrada gratuita e dirigido às crianças e visa envolver o target com mensagens pedagógicas e construtivas, num ambiente divertido e recheado de atividades e surpresas!

Do programa previsto destacamos a peça de teatro "Em busca do Depositrão perdido", que trabalha conceitos como o que são os resíduos, onde colocá-los para permitir a sua reciclagem e vantagens deste comportamento.

Esta peça terá lugar em dois horários - 12:30 e 16:00 (consultar programa aqui).

Especial destaque, também, para as atividades ministradas pela Associação Bandeira Azul da Europa, a funcionar ao longo de todo o dia, com o objetivo de motivar comportamentos sustentáveis.

novo verde E ERP PORTUGAL ASSINAM PROTOCOLO COM A COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO OESTE

A Novo Verde e a ERP Portugal (entidades gestoras de resíduos) assinaram um protocolo de Prevenção, Sensibilização, Comunicação e Educação ambiental com a OesteCIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste).

A celebração do protocolo foi anunciada no workshop ‘Economia circular nas compras públicas’, que decorreu no dia 19 de outubro, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche. O programa contou as intervenções das Câmaras Municipais de Peniche e de Torres Vedras, da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Novo Verde-Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, da Agência Portuguesa do Ambiente e Direção-Geral das Atividades Económicas e, ainda, da Coimbra Engineering Academy & Traffic Psychology International.

Nesta sessão foram discutidos temas como os ‘Plásticos na Economia Circular’, ‘Mobilidade e Cidades Sustentáveis’, ‘O contributo dos Acordos-Quadro para a ENCPE (Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas) 2020’, ‘O Rótulo Ecológico’, ‘Critérios de circularidade nas Compras Públicas’ e ‘Economia circular nos Resíduos’, por Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e ERP Portugal.

Com esta parceria, ativa até ao final de 2021, as entidades gestoras de resíduos pretendem consciencializar e sensibilizar cidadãos, empresas, escolas, canal HORECA (especial destaque para o alojamento local) e os 12  Municípios do Oeste, sobre a importância da reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas usadas e embalagens e, consequentemente, motivar e promover comportamentos ambientalmente responsáveis.

Para Ricardo Neto, Presidente das entidades gestoras visadas, “Com a assinatura deste protocolo, pretendemos desempenhar um papel essencial na sensibilização e educação dos diversos grupos-alvo no que respeita a comportamentos sustentáveis, numa ótica pluridisciplinar e transversal a diferentes setores da sociedade. O contributo ativo e integrado de todos os agentes é a chave para conseguirmos fazer a diferença. Esta parceria com a OesteCIM traduz a nossa estratégia em ambas as vertentes complementares da prevenção, e da sensibilização, comunicação e educação.

Paulo Simões, Secretário Executivo da OesteCIM conclui “A OesteCIM tem apostado afincadamente em diversas iniciativas de incentivo à implementação do conceito economia circular no seio do quotidiano dos cidadãos, empresas e entidades. Os 12 Municípios que integram a nossa região apresentam um potencial bastante significativo de introdução e reforço de boas práticas ambientais, por sua vez, traduzidas em vantagens económicas e sociais. A parceria celebrada com a Novo Verde e a ERP Portugal, marca a partilha visões, metas e filosofia de atividade, cujo eixo se centra na formação dos cidadãos.”

A celebração deste protocolo coincide com a etapa do circuito mundial de surf que começou no 16 outubro, na praia dos Supertubos, onde têm estado a decorreram iniciativas de ativação de comportamentos ambientais, levadas a cabo pelas entidades gestoras em parceria com a OesteCIM.

 

novo verde PROMOVE A RECICLAGEM DE EMBALAGENS NO FESTIVAL "ALMA DO VINHO"

A Novo Verde - Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens - esteve presente na segunda edição do Festival Alma do Vinho, que decorreu entre 13 e 16 de setembro, no Parque Urbano da Romeira, em Alenquer.

Ao longo dos quatro dias desta iniciativa, a Novo Verde, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, contou ‘ecopontos humanos’ em todo recinto para a recolha de embalagens de vidro, papel/cartão e plástico/metal, que abordaram os visitantes, convidando-os a encaminhar corretamente estes resíduos, e habilitando-se a ganhar entradas gratuitas para o Dino Parque, na Lourinhã.

Paralelamente, no recinto, o ‘Verdão’ (mascote oficial da Novo Verde) interagiu com todos os presentes, nomeadamente as crianças, com o intuito de sensibilizar para a importância do ato da separação e informar sobre as vantagens da reciclagem e de comportamentos sustentáveis.

Recorde-se que a Novo Verde esteve presente em festivais de verão como o NOS Primavera Sound e o Vodafone Paredes de Coura, dando assim continuidade à sua estratégia de sensibilização, comunicação e educação, através de mecânicas de ativação de comportamentos ambientais adequados, com o objetivo de alertar para a importância da separação e reciclagem de resíduos de embalagens.

O Alma do Vinho é o maior festival de vinhos da Região de Lisboa e tem como objetivo enaltecer a zona de Alenquer e as suas profundas raízes na cultura da vinha e do vinho, um dos motores produtivos da Região de Lisboa. Este é um evento repleto de atividades e propostas, nas áreas da vitivinicultura, mas também da cultura, gastronomia, desporto, e atividades de lazer.

novo verde e erp portugal levam BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS A PAREDES DE COURA

A Novo Verde  e a ERP Portugal (entidades gestoras de resíduos) dão continuidade à sua estratégia de educação, sensibilização e educação através de mecânicas de ativação de comportamentos ambientais adequados, nomeadamente no que respeita ao encaminhamento de embalagens, resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas.

A próxima iniciativa desta natureza terá lugar na Vila de Paredes de Coura, entre os dias 12 e 18 de agosto, com especial destaque para o espaço do Festival e centro da Vila, locais privilegiados para o efeito, já que serão frequentados por um elevando número de pessoas recetivas a conteúdos desta natureza.

Os diversos promotores que estarão no terreno motivarão a participação em mecânicas de sensibilização que envolverão o público, nomeadamente através do contacto direto com os canais que conduzem à reciclagem dos resíduos em questão, permitindo a sua separação e encaminhamento adequados.

A Novo Verde será representada por “ecopontos humanos”, responsáveis pela recolha seletiva de embalagens de papel/cartão, plástico e vidro, a sortear numa tômbola para atribuição de bilhetes para o festival, e ERP Portugal terá um jogo sobre o Depositrão.

O patrocínio deste evento reforça o objetivo comum de ambas as entidades gestoras de resíduos: sensibilizar para a importância de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, aplicáveis aos diversos tipos de resíduos, especificamente embalagens (Novo Verde) e elétricos e eletrónicos e pilhas (ERP Portugal).  

NOVO VERDE E ERP PORTUGAL ASSINALAM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE COM A "RECYCLING PARTY"

A Novo Verde e a ERP Portugal (entidades gestoras de resíduos), organizam a “Recycling Party” em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa – Programa Eco-Escolas), Sailors for the Sea (associação de promoção da sustentabilidade dos mares e oceanos) e Câmara Municipal de Cascais. A iniciativa assinalará o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e reunirá 2 mil crianças, entre os 6 e os 11 anos, de quatro Concelhos (Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra), no Parque Municipal Marechal Carmona, em Cascais.

Ao longo deste dia, e com o apoio dos Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, as crianças participarão em diversas atividades de sensibilização ambiental para a adoção de boas práticas, incluindo uma peça de teatro sobre reciclagem, especialmente criada para este evento. Pretende-se, desta forma, despertar a consciência dos mais jovens para a importância de comportamentos ambientalmente responsáveis, dando o exemplo às gerações mais velhas.  A iniciativa encerrará com o concerto de uma das bandas nacionais de maior sucesso na atualidade, que promete fazer as alegrias de todos os participantes nesta grande festa da reciclagem.

Igualmente prevista no programa desta “Festa de Reciclagem”, decorrerá a exposição e seleção de trabalhos criativos realizados por escolas participantes, no âmbito dos fluxos de resíduos geridos pelas entidades promotoras: equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas (ERP Portugal) e embalagens (Novo Verde).

Programa do evento

12:00-12:45 – Receção dos participantes e almoço

13:00 – Atividades diversas no Parque sobre o tema da Reciclagem

14:15-14:40 – Teatro sobre a Reciclagem

15:00-16:00 – Concerto

 

dia internacional da juventude

 

Informações

Para mais informações sobre o mundo Novo Verde,

Clique Aqui

Morada

Centro Empresarial

Ribeira da Penha Longa

Rua D. Dinis Bordalo Pinheiro, 467B

2645-539 Alcabideche

Contactos

TEL +351 219 119 630

FAX +351 219 119 639

info@novoverde.pt

Novo Verde © 2019   |   Todos os Direitos Reservados   |   Termos de Utilização   |   Política de Privacidade